quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

As festas enquanto espaços de rememoração e afirmação de identidades culturais dos povos – O Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz


Os ritos de memória desempenham papel de socialização, de sentido pragmático,inserindo os indivíduos em cadeias de filiação identitárias, distinguindo-se diferenciando-os em relação aos outros[...]( Cartogra Fernando, Mempria e Identidade. 2001)

Ouro Preto traz como traço marcante de sua história as tradições e manifestações dos povos que a constitui. Neste sentido o resgate dos Festejos à Nossa Senhora do Rosário vem ao longo dos anos proporcionando, não somente aos visitantes, como também aos próprios moradores da cidade um encontro com seu passado.

Grupo Moçambique Santa Efigênia
Foto: Zé do Monte

Grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário de Santa Efigênia  do alto da Cruz- Ouro Preto- Festa Sant’Ana Ouro Preto 2018

Nossa população é majoritariamente negra, com tradições e devoções próprias. Desde o período colonial, a Irmandade do Rosário dos Negros se tornou um importante espaço de devoção e socialização. Através das irmandades e Confrarias, o culto à Nossa Senhora do Rosário e aos Santos negros como Santa Efigênia, São Benedito e Santo Elesbão representavam nesta sociedade colonial espaços de distinção e coesão social.


Preservar e difundir as memórias dos antigos moradores, através das tradições por eles deixadas como legado é essencial, na medida em que nossos traços identitários consigam sobreviver e se perpetuar ao longo do tempo. Este ato é uma necessidade para que nossa constituição enquanto ouro-pretano seja compreendida por nós e pelos que convivem conosco.

Figurino  de Raul Belém -  Rainha do Rosário 1993
Figurino  de Raul Belém -  Rei do Rosário 1993
          O Reinado de Nossa Senhora Do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz vem ao longo dos anos se consolidando como um destes grandes festejos da cidade de Ouro Preto. A retomada da Festa nos moldes que hoje se apresenta deu-se nos anos de 1993 e 1994, quando a Festa voltou a acontecer, fazendo parte do ciclo de Festejos do mês do Rosário tradicionalmente comemorado no mês de Outubro de cada ano.





Lista das instituições que participaram do Reinado de 1993

 Mais tarde optou-se por separar a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Alto da Cruz transferindo-a para janeiro e ficando o mês do Outubro para o evento realizado pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Ouro Preto da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar. Nos últimos dez anos a organização dos Festejos passou a ser de responsabilidade da AMIREI- Associação dos Amigos do Reinado, com o apoio de outras instituições como a Prefeitura Municipal, Fórum da Igualdade Racial, Fundação Ouropretana de Folclore e Paróquia de Santa Efigênia.


Neste ano de 2019 a Festa acontecerá entre os dias 06 e 13 de janeiro, conforme programação.
  





Postagem e Revisão: Helenice Oliveira e Polyana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário