sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ACERVO PESSOAL XAVIER DA VEIGA



Em meados de 2012, o acervo do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto passou a contar com documentos referentes à trajetória de José Pedro Xavier da Veiga, doados pela família Veiga.


José Pedro Xavier da Veiga teve, desde seu princípio, destacável contato com a literatura e a imprensa. Ao completar doze anos, em 1859, já participava da fundação da Sociedade de Ensaios Literários, na cidade do Rio de Janeiro; berço de suas primeiras publicações. Foi o idealizador e precursor dos estudos sobre jornalismo em Minas Gerais e fundador do jornal “A Província de Minas”.
Xavier foi responsável pela elaboração e publicação das Efemérides mineiras, Tratam-se de um vasto conjunto organizado de notas bibliográficas, abordando fatos relacionados à história de Minas Gerais, desde o ano de 1664 até o ano de 1897. Considerada o maior catálogo de informação histórica sobre Minas. Composta de uma densa coletânea de leis, alvarás, decretos, dados estatísticos, demográficos, econômicos, eclesiásticos e administrativos, além de sínteses de eventos, histórias e curiosidades da região. 


Primeira edição das Efemérides Mineiras














 Em Ouro Preto teve ativa participação no resgate documental da história de Minas Gerais, tendo participado da fundação da maior instituição arquivística do estado de Minas, além de ter cedido o térreo de sua própria residência para abrigar os primeiros trabalhos do Arquivo Público Mineiro (APM).
Segue abaixo retrato da antiga residência de Xavier da Veiga e primeira sede do APM.


O documento seguinte traz a nomeação de Xavier da Veiga para diretor do APM.


 Abaixo segue um convite formal para um concerto em homenagem ao imperador, remetido a Xavier da Veiga e sua família, o que ilustra o seu prestígio.


Eis uma pequena amostra do acervo pessoal da família Veiga, que conta também com correspondências, fotografias, jornais e outros documentos; disponíveis para consulta na sede do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto.

Referências:
- VEIGA, José Pedro Xavier da. "Efemérides Mineiras 1664-1897". Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 1998.
- Imagens:  Fundo: José Pedro Xavier da Veiga. Arquivo Público Municipal de Ouro Preto.

 Postagem: Eric Vinícius Pinto Megale (Estagiário)
 Revisão: Helenice Oliveira e Polyana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário