segunda-feira, 9 de setembro de 2013

OURO PRETO: LUGAR CULTURAL



Ouro Preto como uma cidade pólo de diversidades, sempre foi centro de manifestações culturais. Nesta postagem, pretendemos tratar estes momentos através de alguns folhetos, convites, correspondências e propostas que juntos formarão um breve histórico da participação da Prefeitura Municipal de Ouro Preto - PMOP, no âmbito cultural, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura, que promoveram e ainda promovem apoio para que estas aconteçam e beneficiem seus habitantes e turistas.




Contando com um cenário perfeito, Ouro Preto sempre abrigou inúmeras mostras culturais. Para iniciar, apresentamos o panfleto de um dos mais importantes festivais que acontecera na cidade na década de 1950-1960; O Festival de Artes de Ouro Preto. Este folheto pertence a 3ª edição do festival que teve suas duas outras realizações em 1955 e 1958. A programação completa que envolvia muita música, teatro, danças e palestras, pode ser consultada na documentação do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto – APMOP. 

APMOP - Fundo: CMOP - Caixa: Convites - Ano: 1966

Durante o Festival de Artes de Ouro Preto, acontecia também o Festival de Música Brasileira que premiava aos melhores compositores. Com o fim do Festival de Artes, o evento continuou acontecendo, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, envolvido com outros projetos. A cidade recebera músicos de todo o país, alimentando ainda mais seus status de polo cultural.
APMOP - Acervos de Jornais -  Jornal de Ouro Preto - 06/06/1982 -  página 3 

APMOP - Acervos de Jornais -  Jornal de Ouro Preto - 10/04/1982  - página 8

Quando Ouro Preto comemora seu aniversário, a cidade ganha alguns dias de eventos culturais. Através da leitura do programa desta festividade é possível perceber que a “Semana da Cidade” enfatizara a cultura local. Em 1983, “A Semana da Cidade” ofereceu exposição de artesãos ouropretanos e marianenses, conferências sobre a história local, privilegiou bandas locais, dentre outras atrações.

APMOP - Acervos de Jornais - Jornal de Ouro Preto - 08/07/1983  - página 9  

E para receber tantos artistas que por Ouro Preto passaram, foi construída em 1971 a Casa dos Artistas Costa e Silva. A casa foi estabelecida para receber artistas que iriam desenvolver atividades em Ouro Preto e não tinham condições de se hospedar em hotéis.


APMOP - Acervos de Jornais - Jornal Estado de Minas - 24/01/1971 - página 11
  
Em 1991, de acordo com a Lei Orgânica em seu artigo 37, criaram-se os conselhos municipais e entre eles o Conselho Municipal de Cultura – CMC. Este conselho passou então a apoiar a Secretaria de Turismo e Cultura no que se refere às políticas culturais.   


Câmara Municipal de Ouro Preto - Lei Orgânica do Município de Ouro Preto 




Em 1993, o presidente do CMC, apresenta ao Presidente da CMOP, a proposta “Bandas de Música de Ouro Preto” que construída com a participação das bandas da comunidade, visa dar apoio a esta atividade importante na construção e manutenção da identidade local. 

                                                  APMOP -Fundo: CMOP - Caixa 22 -Turismo e Cultura - Pasta Conselho de Cultura - 1993-1994

  

Em 1994, o presidente do CMC, apoiado por outras pessoas e instituições, apresenta a Secretaria de Estado da Cultura uma proposta pedindo intervenção e apoio do Estado a Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP que se encontrava em uma situação financeira crítica. 



                                              Fundo: CMOP - Caixa 22 -Turismo e Cultura - Pasta Conselho de Cultura - 1993-1994


Ainda em 1994, o CMC, criou um projeto para destaque dos artistas locais. O acordo foi entre o CMC, a PMOP e o Museu Casa Guignard (Secretaria de Estado da Cultura), no intuito de promover uma exposição permanente onde os artistas ouropretanos poderiam apresentar suas obras.
       APMOP- Fundo: CMOP - Caixa 22 -Turismo e Cultura - Pasta Conselho de Cultura - 1993-1994




Em 1993, é realizada a fundação da Casa da Cultura do Alto da Cruz.  “A Casa da Cultura do Alto da Cruz de Ouro Preto destina-se a resgatar uma herança fundamental da formação brasileira, que é a cultura negra nas suas mais ricas e expressivas vertentes[...]”. O programa da casa envolvia um Museu de Arte Popular, sede da Associação Comunitária, espaço de convivência, oficinas exposições e eventos culturais.

APMOP - Fundo: CMOP - Caixa: Convites e Propostas - Ano: 1993  

O Plano de Ação de 1995, realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura com o apoio do Conselho de Cultura. Previa programas como: o apoio aos grupos folclóricos e movimentos culturais, incentivo aos grupos locais de dança, teatro e música, na realização de  espetáculos, memoriais e seminários além do  apoio ao artesanato local . 


APMOP - Fundo: CMOP - Caixa: Convites e Propostas - Ano: 1995


O Conselho Municipal de Cultura e a Secretaria de Cultura e Patrimônio têm como objetivo promover a participação em ações culturais, a todos que desejarem, garantindo assim o exercício do direito a cultura, apoiando e estimulando a valorização e a difusão das manifestações culturais da cidade. Cabe a sociedade civil através deste fórum privilegiado de debate, que é o Conselho, apresentar suas demandas e sugestões para a melhoria da atuação do município junto  a este setor que tão importante para seus cidadãos.













Referências:
APMOP - Fundo: PMOP - Caixa: Convites e Propostas - Ano: 1966 e 1955

APMOP - Acervos de Jornais -  Jornal de Ouro Preto - 06/06/1982 -  página 3; 10/04/1982  - página 8; 08/07/1983  - página 9 
APMOP - Acervos de Jornais - Jornal Estado de Minas - 24/01/1971 - página 11
APMOP -Fundo: CMOP - Caixa 22 -Turismo e Cultura - Pasta Conselho de Cultura - 1993-1994
[POSTAGEM: Vanessa Pereira Silva (estagiária) - Revisão: Helenice Oliveira e João Paulo Martins.
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário