terça-feira, 10 de maio de 2011

Casa de Gonzaga

A Casa onde funciona o Arquivo Público Municipal de Ouro Preto é ainda hoje ponto de referência da cidade, sob o nome de "Casa de Gonzaga". Nesta postagem faremos um breve histórico das funções que esta Casa desempenhou ao longo dos anos.

                                                                (Livro de Tombo 1830- 1883)
A Casa funcionou desde o século XVIII como Ouvidoria da Comarca de Vila Rica. O lançamento número 20 mostra a Casa onde Tomás Antônio Gonzaga residiu e atuou como Ouvidor Geral e Corregedor entre os anos de 1784 e 1788.
A referida casa aparece no lançamento número 19 confrontando com a do Sargento-mor Jozé Luiz Sayão, tio de Maria Dorotéa Joaquina de Seixas , suposta musa inspiradora de Tomáz Antonio Gonzaga no poema Marília de Dirceu.

Durante as primeiras décadas do século XIX a Casa permaneceu funcionando como Ouvidoria, mas após a extinção do cargo de Ouvidor passou a sediar a Chefia de Polícia. Com a mudança da capital para Belo Horizonte, em 1897, deixou esta função para abrigar a Delegacia Fiscal do Tesouro Federal, que nela funcionou até 1903.
Durante o século XX a Casa teve diferentes ocupações. No ano de 1932 foi cedida pelo Governo Provisório para ser sede do Instituto Histórico de Ouro Preto, tendo como Diretor Vicente de Andrade Racioppi. 



A partir de 1945 a Casa passa para a responsabilidade do Ministério da Educação sendo utilizada pelos alunos da Escola Técnica de Minas e Metalurgia. 



A Casa de Gonzaga funcionou também como Posto de Saúde e atualmente é ocupada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pelo Arquivo Público Municipal de Ouro Preto.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo histórico, mas completem que lá funcionou a SMPDU também, primeira secretaria municipal específica para a salvaguarda do patrimônio ouropretano.

    ResponderExcluir