No mês de maio será realizada em Ouro Preto a 9ª Semana Nacional dos Museus -Veja a programação completa aqui http://www.museusouropreto.ufop.br/
Uma das primeiras tentativas feitas para reunir objetos e documentos referentes a Ouro Preto foram iniciadas pelo Instituto Histórico de Ouro Preto (IHOP) e, posteriormente, pelo Museu da Inconfidência. Nesta postagem faremos uma relação entre o IHOP e as práticas museológicas da cidade.
No dia 29 de agosto de 1931 é fundado, sob a direção do Sr. Vicente de Andrade Racioppi, o Instituto Histórico de Ouro Preto (IHOP) e do Museu de Arte e História com o objetivo de reunir objetos referentes à história da cidade. No ano seguinte, o Governo Provisório cede ao mesmo Instituto a "Casa de Gonzaga" para ser estabelecida sua sede.
Ata de sessão do Conselho Consultivo da Prefeitura de Ouro Preto reconhecendo o Instituto Histórico de Ouro Preto como de Utilidade Pública. 19/09/1931
Registro da primeira doação de objetos ao Instituto Histórico de Ouro Preto feita pelo Prefeito João Baptista Ferreira Velloso
Com a lei nº 437, de 27 de maio de 1937, é autorizada a compra da antiga penitenciária de Ouro Preto para estabelecer-se o Museu da Inconfidência, com a finalidade de reunir objetos referentes à Inconfidência Mineira e seus protagonistas.
Em 1939, após a tranferência do Instituto para Belo Horizonte, parte dos objetos expostos no IHOP foram doados e vendidos para o Museu da Inconfidência.
Ouro Preto possui uma rica História em todos os aspectos, deveriam haver mais grupos dispostos a estudá-la e divulgá-la. Parabéns ao trabalho de vocês do APMu.
ResponderExcluir