quarta-feira, 7 de julho de 2021

Pedra e cal- carne e osso! Vila Rica do Ouro Preto Emancipada!

"O orgulho urbano é feito da imbricação entre a cidade real e a cidade imaginária, sonhada por seus habitantes e por aqueles que a trazem à luz, detentores do poder e artistas." (Le Goff, Jacques. Por amor às cidades.pg.119)

A criação de uma Vila traz como pressuposto a urbanidade e a civilidade, mas é preciso entender que bem antes deste processo de emancipação os espaços vêm sendo ocupados ao longo do tempo. Em Vila Rica também foi assim, sua criação deu-se a partir do ajuntamento de vários arraiais já existentes. Nestes tempos este espaço está ocupado por mineradores, aventureiros, escravizados, ricos e pobres. Cabendo pontuar que também os povos originários, afastados pelo ambiente instável e violento dos povoadores acabaram por serem afastados e silenciados de nossa história.


Pico do Itacolomi visto a partir do Morro de Sant'Ana

A construção do imponente edifício da Casa de Câmara e Cadeia é o grande símbolo de preda e cal da emancipação política de Vila Rica do Ouro Preto, lá se fazia a vereança e a administração da Justiça. Sua construção teve início em 1º de junho de 1785, muitos anos após a criação da Vila, tendo se estendido  até meados do século XIX. A seguir apresentamos fragmentos do livro de arrematações e contratos de obras públicas, com alguns deles feitos para a realização das obras de cantaria, telhado e do Relógio da Câmara. O Prédio em construção e a cidade em formação. 


Conclusão da construção das obras de alvenaria

Obras de cantaria - Aformoseamento do edifício


                                                                                
Arrematação das obras do telhado


Mas, nem só a pedra e o cal são sinais de emancipação... Para falar da construção da cidadania Ouro-pretana de carne e osso, é preciso falar de sua gente, neste sentido, é preciso dar visibilidade aos esquecido e silenciados. Nossa escolha foi apresentar, através destas páginas do Livros de classificação de Escravos do Fundo de Emancipação do Município de Ouro Preto-1873-1880, uma ação de liberdade. Antes da abolição da escravatura, nomes, profissões e idades desenham o rosto da grande massa humana que ajudou a construir a urbes e formou o grande contingente de anônimos, sem sobrenome e com uma rica história a ser rememorada. São pretos, partos, cabras, homens, mulheres, costureiras, ferreiros, mineiros, fiandeiras, bordadeiras, canteiros, ferreiros...




Para encerrar nossa homenagem, o documento escolhido representa o exercício da cidadania. Segue abaixo o Título eleitoral de Ithamar de Paula Jorgino, datado de 1938. Uma última reflexão: Ouro Preto só é assim porque quem construiu sua emancipação foi sua gente!!!!!!!! Parabéns Vila Rica Do Ouro Preto.





Postagem e Revisão: Helenice Oliveira e Polyana Oliveira








Um comentário: