terça-feira, 27 de março de 2018

Semana Santa- reflexão acerca um patrimônio em perigo.


O ano de 2018 foi declarado como ano do patrimônio cultural, em comemoração aos 80 anos de tombamento de Ouro Preto como patrimônio Nacional. Em nossas próximas postagens, para além da comemoração, usaremos o espaço do blog para uma reflexão sobre a necessidade de um olhar mais crítico e vigilante sobre patrimônio em perigo.


Regimento do compromisso da Irmandade de São Miguel e Almas,
ereta na Capela do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de Ouro Preto.

Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo de Mariana e Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor Presidente da Província de Minas Gerais = dizem os Fieis abaixo assinados, devotos do senhor de Matozinhos, Capela filial da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto que eles pretendem fazer reviver a antiga Irmandade de São Miguel e Almas, ereta na dita Capela, para a gloria de Deus , e a fim de  que tinha  mão em um dos edifícios, talvez dos mais antigos da cidade, Capital de Ouro Preto, para o que  tem erigido um Compromisso[...] (Transcrição de fragmento do documento acima.)

A Semana Santa de Ouro Preto é o período em que podemos notar, de maneira bem significativa, a participação dos moradores da cidade em suas celebrações litúrgicas e para-litúrgicas. Como acontece tradicionalmente, a organização dos atos é dividida entre duas tradicionais e mais antigas paróquias da cidade[1], que alternam as celebrações em espaço aberto: o Lava pés, Descendimento da Cruz e Procissão da ressurreição. Em anos ímpares ficam a cargo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e nós anos pares a Cargo da Matriz do Pilar.






Ilustração de Manuel Bandeira publicada em "O Jornal"

Durante muitos anos, nos anos pares, quando cabia ao Matriz do Pilar organizar as Semana Santa, a Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, situada no bairro das Cabeças, foi o ponto de chegada para a procissão da ressurreição. 

Praça Padre Lobo

Tapetes na Rua Alvarenga

Procissão da Ressurreição  na Ponte Seca
O Jornal AGORA, órgão oficial do Município de Ouro Preto, traz em uma reportagem do ano 2000, memória destes tempos.




Hoje esta capela não mais tem a alegria de receber a procissão da Ressurreição, nem de realizar qualquer outra Celebração Litúrgica em suas dependências, devido ao seu precário estado de conservação.


Igreja de Bom Jesus de Matosinhos.
Foto: Nelson Kon

Igreja de Bom Jesus de Matosinhos atualmente.
Foto: Lucas Godói 

O patrimônio histórico e artístico de Ouro Preto, reconhecido como sendo de toda a Humanidade, devido a sua própria fragilidade, demanda ao longo do tempo grandes esforços para sua manutenção. Não são poucos os monumentos, sejam eles de arquitetura vernácula ou religiosa, que necessitam de urgentes ações de conservação e restauro. A salvaguarda deste patrimônio edificado, e neste caso específico, a capela do Senhor Bom Jesus das Cabeças de Ouro Preto, é urgente, uma vez que sua perda causaria danos irreparáveis à memória, à história e mais do que isto, a alma ouropretana, que ao longo de sua existência recorreu a esta capela como ponto de devoção e de construção de sua identidade.
P.S: Salientando a importância dessa Igreja, é preciso pontuar que a mesma abriga obras de Ataíde e Aleijadinho, dois mestres da arte brasileira. 











[1] Hoje a cidade de Ouro Preto possui quatro  Paróquias; Nossa Senhora do Pilar , Nossa Senhora da Conceição, Cristo Rei e Santa Efigênia. Com a criação duas novas paróquias muitos dos  atos são celebrados separadamente. 



Referências:
  
• Livro de Registro de Provisões e Patentes e Vendas de água – 1846-1895 Fl.96v. 
• O Jornal – Ano XI – Edição Especial Consagrada a Minas Gerias. Poema Romaria- Carlos Drummond de Andrade . Desenhos de Manoel Bandeira.
• Jornal – Agora- Órgão oficial do Município de Ouro Preto- Ano I nº5- 25/04/200
• Foto - Portal do IPHAN – Nelson Kon.
<http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/373/> 
• Foto – Lucas Godói
<https://www.facebook.com/389293544597547/photos/a.389311471262421.1073741828.389293544597547/789560677904163/?type=3&theater>



Postagem e Revisão:

Helenice de Oliveira e Polyana Oliveira

Um comentário: