quinta-feira, 9 de julho de 2015

Memória e Identidade - O Arquivo Público para a História de Minas Gerais



Durante a Semana Comemorativa ao aniversário do Município de Ouro Preto, procuramos trazer postagens que remetem a momentos importantes para a memória e a constituição de municipalidade ouropretana, neste ano particularmente escolhemos homenagear o Arquivo Público Mineiro, uma importante instituição criada na velha capital de Minas Gerais – Ouro Preto, que essa semana está completando seus 120 anos. 
Em 11 de julho de 1895 foi criado o Arquivo Público Mineiro, que é responsável desde então pela salvaguarda do patrimônio documental do Estado de Minas Gerais. Mesmo tendo sua sede transferida para Belo Horizonte, não rompeu seus laços com a cidade, muito particularmente por ter sob sua guarda parte importante do acervo do Fundo CMOP (Câmara Municipal de Ouro Preto) dos séculos XVIII e XIX. Hoje a sede do APM está localizada no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em uma construção datada de 1897, que remete as primeiras construções da nova capital.
A partir da pesquisa ao Fundo da Família Xavier da Veiga, fizemos a seleção de alguns documentos relativos à criação do Arquivo em Ouro Preto:

A imagem da primeira sede, cujo espaço foi cedido pelo seu primeiro Diretor, José Pedro Xavier da Veiga, bem como carta do secretário do Interior do Estado de Minas Gerais, Sr. Henrique Diniz, agradecendo a cessão do espaço para a guarda do acervo.



A minuta do projeto de Lei de criação traz em seu primeiro artigo os objetivos e as competências da instituição: “Art.1º - O Arquivo Público Mineiro, criado pela lei nº126 de 11 de julho de 1895 na cidade de Ouro Preto, é destinado a receber e conservar sob classificação sistemática, todos os documentos concernentes ao direito público, à legislação, à administração, à história, à geografia, e, em geral, às manifestações do movimento científico, literário e artístico do Estado de Minas Gerias.”


No Art. 20 é possível notar a importância dada a conservação e proteção do acervo sob guarda da instituição.



Art. 43 Criação da Revista do Arquivo Público Mineiro: Instrumento que possibilitou a difusão da história de Minas.


O Arquivo Público Municipal de Ouro Preto se congratula com o Arquivo Público Mineiro, no seu aniversário de 120 anos, reconhecendo a importância desta instituição para a proteção e a divulgação do patrimônio documental de Minas Gerais. 


 Referências:

Imagens:  Fundo: José Pedro Xavier da Veiga. Arquivo Público Municipal de Ouro Preto.  
 
Postagem e Revisão: Helenice Oliveira e Polyana Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário