Como se aproximam as eleições,
viemos através desta postagem, apontar alguns elementos usados no
processo eleitoral brasileiro. São documentos
que incluem: articulação política, panfletos de propaganda, entre outros, que fazem parte de nosso acervo e que estão disponíveis para pesquisa.
Ainda que não havia entrado em vigor o sufrágio universal, percebemos que a disseminação das plataformas políticas e suas ideias, através da propaganda impressa para a divulgação das candidaturas, quer sejam através de cartas abertas ou panfletos, eram de tamanha importância.
Carta aberta aos eleitores em
1883 enviada por Evaristo Ferreira da Veiga. Fundo José Pedro Xavier da Veiga,
Cx 1.
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Resultado eleitoral 1884
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O primeiro documento se refere a pedidos de votos nas eleições de 1886, e o segundo é uma carta circular dirigida aos dignos eleitores da província de Minas Gerais |
Propostas Políticas
O documento que se segue apresenta uma proposta do partido conservador, estando relacionada à defesa da
manutenção da escravidão no Brasil, alegando que o seu fim causaria um
desordenamento social, político e econômico. Nas palavras do partido
conservador: “como se vê e está bem
claro, é empenho do partido liberal acabar em dois annos com a escravatura no
Brazil, ainda que os lavradores fiquem arruinados, que a sociedade soffra uma
commoção desastrosa e o Estado seja precipitado na banca-rota e na
anarchia!” O partido, salienta
também que este processo já havia começado e que aconteceria de maneira
natural, não necessitando para isso uma lei que regulamentasse sua extinção de
maneira abrupta.
Carta do Partido conservador dirigido aos fazendeiros em
1887
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Por outro lado, o partido Liberal
afirmando a defesa dos valores democráticos, busca em seu panfleto fortalecer o
compromisso em defesa da autonomia das províncias, melhores condições e
facilidades de capitais para auxilio e eficácia na lavoura. Sendo para isso preciso
a aplicação de novas "técnicas de trabalho".
Carta do partido
Liberal dirigida ao amigo eleitor, 1888.
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Criação de Partidos
Já no século XX, com a aplicação dos direitos políticos e consequentemente da participação de novos entes com suas demandas, fazem com que se criem as condições para novos partidos. Os documentos que se seguem
apresentam tanto o processo de criação como as propostas de um partido político
em 1945.
A série de documentos apresentados mostram as mudanças de
concepção de público alvo, do qual os partidos pretendiam atingir, passando a
propaganda nesse momento a se direcionar não apenas ao seleto grupo de cidadãos votantes, no caso,
a classe agrária do país, como no documento anterior que enfoca os fazendeiros.
O último documento analisado dirige-se a um público mais abrangente, com uma linguagem mais acessível característica de uma classe que não teve tanto acesso a instrução. As abordagens são claras e diretas, salientando o valor do voto, que em sentido político, “manda mais que o dinheiro do rico”. O panfleto tenta despertar no eleitor uma consciência política através da insistência: “Não desperdice o seu voto!”, estampado com foco principal na capa do documento. Esta característica é um diferencial fundamental da nova forma de propaganda. Uma mudança de perspectiva da vida partidária e das plataformas políticas. Outra característica que pode ser analisada através dessa seleção de documentos diz respeito ao processo de estruturação e criação de um partido, que além de buscar o apoio da população, proporciona à sociedade um maior conhecimento de seus direitos.
Referências:
Documento de 1 à 6: Fundo José Pedro Xavier da Veiga, séries correspondências.
Documento 7: Fundo CMOP, série correspondência.
O último documento analisado dirige-se a um público mais abrangente, com uma linguagem mais acessível característica de uma classe que não teve tanto acesso a instrução. As abordagens são claras e diretas, salientando o valor do voto, que em sentido político, “manda mais que o dinheiro do rico”. O panfleto tenta despertar no eleitor uma consciência política através da insistência: “Não desperdice o seu voto!”, estampado com foco principal na capa do documento. Esta característica é um diferencial fundamental da nova forma de propaganda. Uma mudança de perspectiva da vida partidária e das plataformas políticas. Outra característica que pode ser analisada através dessa seleção de documentos diz respeito ao processo de estruturação e criação de um partido, que além de buscar o apoio da população, proporciona à sociedade um maior conhecimento de seus direitos.
Referências:
Documento de 1 à 6: Fundo José Pedro Xavier da Veiga, séries correspondências.
Documento 7: Fundo CMOP, série correspondência.
[POSTAGEM: Miguel Pereira e Eric Vinícius Pinto Megale (estagiários) - REVISÃO: Helenice Oliveira e Polyana Oliveira]
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