sexta-feira, 6 de julho de 2012

Futebol em Ouro Preto: A prática e seus espaços

Esporte mais popular no Brasil, o futebol chegou ao país no final do século XIX e, rapidamente, começou a ser praticado em clubes sociais, escolas e mesmo entre empregados de várias empresas. Cidades brasileiras, aos poucos, passaram a abrigar campos em que o futebol era praticado apenas de forma amadora, visto que a profissionalização dos atletas só viria no Brasil na década de 1930.

Partidas amistosas e campeonatos entre times formados por estudantes e/ou funcionários marcaram a prática do futebol em suas primeiras décadas no Brasil. Possui essa característica do Tiradentes Foot Ball, time de futebol da Escola de Minas de Ouro Preto. O Tiradentes Foot Ball é a menção mais antiga a uma equipe de futebol dentre os documentos do Arquivo Público de Ouro Preto.


Na década de 1930, o fotógrafo Luís Fontana registrou cenas do esporte em Ouro Preto, nas quais podemos identificar alguns times e a presença de espaços destinados a essa prática.





O acervo de fotografias do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC-UFOP) possui ainda outras imagens que registram a prática do futebol em Ouro Preto em período próximo:




Com o passar dos anos, vários times foram se constituindo e firmando no município mantendo, em grande parte, a característica de terem suas origens vinculadas a empresas ou grupos de trabalhadores, como Aluminas, Siderantim, Industrial, Ferroviário, dentre outros.


Como se pode perceber em documentos da década de 1970, jogava-se futebol em todos os distritos de Ouro Preto, sendo que vários deles possuíam times que disputavam os campeonatos organizados pela Liga Esportiva Ouropretana (LEO), como Ferroviário Futebol Clube, de Cachoeira do Campo; Casa Branca Futebol Clube, de Glaura; Rodrigo Silva Futebol Clube, de Rodrigo Silva; Esporte Clube Nacional (atualmente Vila Nova), de Lavras Novas; Libertador Futebol Clube, de Santa Rita; América de Amarantina; Associação Atlética Siderantim, de Miguel Burnier; Palmeiras e Alumina, de Santo Antônio do Salto; Samisa, de Antônio Pereira; dentre outros. No distrito sede destacam-se o Rosário, Tabajaras, Guarani, Aluminas e ADEM.
Timbres de alguns times de futebol de Ouro Preto

A partir do aumento da demanda por espaço para a prática do esporte, os espaços foram ampliados e melhorados. Como referência a esta ampliação podemos citar os Estádio Municipal Genival Alves Ramalho, popularmente conhecido como “Caldeirão da Barra”, a Praça de Esporte 7 de Setembro do Morro Santana , o Campo da Associação Atlética Aluminas , no Saramenha e o recentemente revitalizado “Estádio Municipal José Ovídio Fortes” (Campo da Água Limpa), que em 1987 recebeu o nome de “Estádio Municipal Nescau”.



Dia de jogo no "Campo da Barra" em 1980


 "Praça de Esportes 7 de Setembro" - Morro Santana



 Inauguração em 1995 da  "Praça de Esportes 7 de Setembro" - Morro Santana

Documento solicitando reparos a serem realizados em campos de futebol de alguns distritos de Ouro Preto:





[Postagem: Vanessa Pereira Silva e Jussara Riodouro (Estagiária). Revisão: João Paulo Martins e Helenice Oliveira]

Nenhum comentário:

Postar um comentário