sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

OBRAS PÚBLICAS: Nomeação e aformoseamento da Praça Cesário Alvim

O transporte ferroviário foi um dos grandes marcos de modernização no Brasil dos oitocentos. Além de trilhos e locomitivas, as ferrovias trouxeram construções de estações, moradias de funcionários dentre outras modificações que inseriram um novo perfil construtivo em várias cidades brasileiras.
Em Ouro Preto, a praça da Estação, onde foi construído o seu ramal ferroviário, recebeu o nome do Presidente da Província de Minas, Cesário Alvim, que recebeu a homenagem ainda em vida, em 1898.Posteriormente, em 1925, houve a proposta de "aformoseamento" da praça com a construção do coreto, que ainda se encontra no local.
Publicamos nessa postagem documentos referentes à proposta de nomeação da praça, realizada na Câmara, e sobre a obra de construção de seu coreto.




Proposta dos vereadores, Pe. Marcos Penna, Alves de Brito, Machado de Castro, Lauro Barbosa, Lúcio dos Santos, Antônio Magalhães Gomes, Monsenhor Candido Vellozo, Manoel Soares, Antônio Bento Malheiros e Antônio Leão Lopes da Cruz, aprovada pelo presidente da CMOP, Randolpho Bretas. Os mesmos propõem que ao largo da Estação da Estrada de Ferro Central, se dê o nome de – Largo Cesário Alvim – em homenagem importância dessa personalidade para a cidade de Ouro Preto.



 
Correspondência de Cesário Alvim, para o presidente da CMOP, Randolpho Bretas, respondendo ao ofício que recebeu sobre a sua homenagem, na nomeação do largo da Estação da Estrada de Ferro Central.

 Indicação do vereador Antônio José Netto de 20 de janeiro de 1925, autorizando o presidente da CMOP a executar o investimento de até cinco contos de réis para o auxílio ao Engenheiro Residente do Ramal de Ouro Preto, no “aformoseamento” da Praça Cesário Alvim.


 
Resolução 175 da CMOP de 23 de janeiro de 1925, no exercício do presidente Dr. João Baptista Ferreira Vellozo, que dá autorização para o investimento de até cinco contos de réis para o auxílio ao Engenheiro Residente do Ramal de Ouro Preto, no “aformoseamento” da Praça Cesário Alvim.

 
Recibo da CMOP, referente aos serviços prestados pelo Engenheiro Tertuliano Antônio Fonseca Lessa, na restauração da Praça Cesário Alvim. Confere-se detalhes do serviço no documento.


Correspondência do Engenheiro Tertuliano Antônio Fonseca Lessa para o Oficial Operário Fortunato Ferreira, referente ao contrato para a construção da “base do coreto” e calçada da Praça Cesário Alvim.
Correspondência do Engenheiro Tertuliano Antônio Fonseca Lessa para o Oficiais Operários da Residência, referente a serviços de mão-de-obra executados no acabamento do coreto e instalações de bancos no jardim.




Recibos de materiais utilizados no reparo, construção, acabamento e instalações nos serviços de restauração executados na Praça Cesário Alvim.



[Postagem: Vanessa Pereira Silva (Estagiária). Revisão: João Paulo Martins e Helenice Oliveira]

Nenhum comentário:

Postar um comentário