sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

DE VILA RICA A OURO PRETO: MEMÓRIA DA NOMENCLATURA DAS RUAS II


A partir da análise do Livro de Tombo de 1830 a 1883 e do Livro de Atas de Sessão da Câmara Municipal de Ouro Preto de 1894 a 1897, ou seja, caminhando para a segunda metade do século XIX, podemos perceber que se principia uma mudança na nomeação das ruas. A nomenclatura passa a homenagear grandes personalidades para o município e para história do Brasil e vão sendo deixados as referências geográficas. 

Livro de Tombo de 1830 a 1883 Mudança de nomes das ruas de Ouro Preto em homenagem à memória dos Inconfidentes - Indicação assinada pelos vereadores Cesário Augusto Gama e Joaquim Cypriano Ribeiro em 20 de abril de 1876, no Livro de Tombo de 1830 a 1883, feita a exemplo da Câmara Municipal da Corte, que impôs alguns nomes dos Inconfidentes, lembrando os feitos memoráveis de que fora palco a antiga Vila Rica.

Observe abaixo algumas alterações transcritas do Livro de Tombo:

2ª alteração: “A Rua São José, ficará limitada entre a casa de Antônio Gomes Monteiro e Irmão e a dos herdeiros Francisco de Paula Reis, recebendo o nome de Rua Tiradentes em comemoração a Joaquim José da Silva Xavier, a que começa no largo da alegria e termina no edifício da Tesouraria Provincial”.

5ª alteração:“A praça em que se desemboca a mesma rua (do Bobadella), se denominará de Independência, por ter se erguido nela o poste em que fora colocada a cabeça do protomártir da Independência Brasileira”
8ª alteração: “Em memória de Thomaz Antônio Gonzaga, tomará o nome de Largo de Dirceo o que fica em frente à casa do Cel. João José de Magalhães, junto à ponte de Antônio Dias”.
 




No Livro de Atas de Sessão da Câmara Municipal de Ouro Preto de 1894 a 1897, podemos observar as modificações e correções da nomenclatura de ruas e praças do município. Nesta ata, datada de 24 de setembro de 1895, sobre a presidência do Sr. Olympio Ferrer, é feito um apanhado geral da nomeação das ruas, providenciado pela Comissão de Polícia. A cidade era dividida entre os Distritos de Ouro Preto e de Antônio Dias, como se pode verificar na ata.





[Postagem: Vanessa Pereira Silva (Estagiária). Revisão: João Paulo Martins e Helenice Oliveira]

Nenhum comentário:

Postar um comentário