sexta-feira, 22 de julho de 2011

Modernização dos meios de transporte em Ouro Preto no século XIX

Recentemente, tem sido discutido novos métodos de implantação de transportes coletivos para Ouro Preto a fim de amenizar o fluxo de veículos na região central da cidade.
A implantação do plano inclinado,  solução alternativa  para aliviar o tráfego de veículos, foi proposta  já nos finais do século XIX durante o Plano de Melhoramentos da Capital, porém com outro objetivo: a modernização da cidade para manter Ouro Preto como capital de Minas Gerais.
Em 1891 os Intendentes Francisco Borja d ' Almeida Gomes e Cândido Cruz  elaboraram uma proposta para a colocação de um plano inclinado, elevador ou Estrada de Ferro que liga a cidade ao Itacolomi.


Ata de Sessão de 10 de dezembro de 1891 a qual propõe contratar obras na Serra do Italocomi, comparando a construção dos melhoramentos em Ouro Preto com àquela existente no Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro.




Contrato celebrado entre a Intendência Municipal de Ouro Preto e os cidadãos Dr. José Alexandre de Moura Costa e Vicente Barreiros para os Melhoramentos da Capital, datado de 14 de Setembro de 1891.

Planta dos Melhoramentos da Cidade de Ouro Preto

2 comentários:

  1. O trânsito de Ouro Preto necessita de melhorias urgentes... Mas é preciso utilizar meios viáveis e práticos. Será que a nova proposta contempla esses fatores?

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  2. Acho a ideia de recuperar projetos do tempo em que Ouro Preto era capital do Estado uma ótima solução. Eles estavam sendo pensados para que a cidade acomodasse um crescimento populacional que veio mesmo com a transferência da capital. Por último acho que está mais do que a hora de promover ações de reciclagem.

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