quarta-feira, 8 de junho de 2011

Festejos do Bicentenário de Ouro Preto(1711-1911)

Neste ano de 2011 as três primeiras vilas de Minas Gerais - Vila do Carmo (Mariana), Vila Rica (Ouro Preto) e Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará (Sabará) -  estão comemorando os seus trezentos anos de  fundação, sendo criadas pelo governador Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, em 1711.
No mês de Julho / 2011, em Ouro Preto, a cidade contará com uma extensa programação comemorativa do Tricentenário.  Confira mais informações aqui: http://www.prefeituradeouropreto.com.br/300anos/index/index.php.

Há 100 anos atrás, os preparativos para a comemoração do Bicentenário de Ouro Preto foi um dos assuntos que ocupou as reuniões da Câmara Municipal. No dia 11 de Outubro de 1910 a direção dos festejos do segundo centenário da cidade ficou sob responsabilidade do Sr. Presidente da CMOP Lúcio José dos Santos, como consta no documento abaixo:

                                                                           Ata de Sessão da CMOP de 11/10/1910

Ofício de 12/11/1911 solicitando a contribuição da Municipalidade para a realização dos festejos do Bicentenário de Ouro Preto


Folha do pagamento do pessoal que trabalhou na ornamentação dos festejos do Bicentenário de Ouro Preto em 1911.
Convocação feita à Comissão Central do Bicentenário de Ouro Preto para uma reunião sobre os festejos.

*Na próxima postagem disponibilizaremos mais documentos referentes às comemorações do Bicentenário.

Um comentário:

  1. Pois é, 100 anos se passaram e creio que a cidade cresceu muito, mas sem tanta qualidade... Não veremos os 400 anos de Ouro Preto, mas espero que quando essa data chegar nosso patrimônio histórico esteja em ótimas condições e que a população ouropretana desfrute de uma vida melhor.

    ResponderExcluir